Está aqui

Urbmarco inicia a 11 de Julho com viagens gratuitas até 14 de Setembro

Uma nova rede urbana foi lançada no Março de Canaveses. Os habitantes e turistas desta cidade estão convidados a utilizar esta rede urbana de forma gratuita até 14 de Setembro, experimentando novas opções de mobilidade mais sustentáveis nas suas deslocações diárias. 

No âmbito das festas da cidade, nos dias 12, 13, 19 e 20 de Julho, realizam-se os horários de dias úteis a partir das 8:00, procurando ir ao encontro das necessidades dos habitantes e de quem visita o Marco de Canaveses durante as festividades.

Urbmarco resulta de um desafio lançado pela Camara Municipal do Marco de Canaveses à Transdev, que em conjunto desenvolveram um conceito de rede urbana que pretende ser um projeto economicamente sustentável.

O serviço é composto por três linhas – azul, vermelha e verde –, e oferece serviços de hora a hora entre as 7:00 e as 20:00. Serve a zona mais central e urbana da cidade, ligando os principais polos nevrálgicos e facilitando o acesso de todos ao hospital, centro de saúde, equipamentos municipais, equipamentos desportivos, comércio e serviços. É ainda um complemento à rede interurbana de autocarros e à linha Régua – Porto da CP.

Para Ricardo Afonso, Administrador da Transdev, “ A esta rede urbana do Marco de Canaveses constituiu uma excelente oportunidade de repensar e readaptar a rede de transportes do concelho, numa perspetiva integrada e sustentável. Uma reestruturação que oferece uma melhoria do serviço prestado à população, apostando na criação de novos circuitos/linhas e reforçando algumas já existentes. Um exemplo muito positivo que a Transdev gostaria de adaptar e aplicar a outros concelhos.”

Para Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, “o Urbmarco é o novo transporte urbano na cidade, sendo um projeto de proximidade que representa um grande desafio. Realizamos uma análise cuidada dos circuitos mais frequentes e procurados no perímetro urbano da cidade do Marco de Canaveses, respondendo com maior eficácia e rapidez às necessidades da população, melhorando a mobilidade na cidade e para a sua periferia, contribuindo ainda para um meio ambiente mais saudável e sustentável”.

Anexos

Urbmarco flyer